O Assistente de Exportação

Com este assistente, acessível a partir do menu Ficheiro>ExportarCamposDaGrelha, temos a possibilidade de exportar o conteúdo da grelha activa para ficheiro do tipo csv, txt e html.

No seu painel de opções, variante da janela de dialogo “Guardar como” do Windows, definimos o formato de ficheiro para o qual exportar a grelha activa e os itens a exportar. Os itens visíveis na grelha activa, função do layout da grelha activo no momento, aparecem sempre seleccionados, mas temos a possibilidade de alterar esta selecção.

Se pretendermos visualizar o resultado da exportação, utilizando a aplicação atribuída no shell ao formato exportado, seleccionamos a checkbox VerResultados.

Se o formato de exportação for o HTML temos acesso a um painel de configuração adicional através do botão Opções.

Esse painel é o da seguinte imagem.

Nele podemos definir qual o Titulo da página html que vai se criada, TítuloDaPágina.

Dependendo do tipo de página que se quer criar definimos como deve ser o link para os documentos, LigaçãoDoFicheiroRelativoA. Se for um página para trabalhar offline, com acesso aos ficheiros a partir do disco local, temos a opção Disco, se for uma página para ser colocada online, num serviço http, temos a opção Web. Com esta opção temos de especificar qual o endereço base onde ficarão alojados os ficheiros dos documentos. Como vemos na figura é dado um exemplo de como deve ser construído esse endereço (www.mysite/pdffiles/%1). O símbolo %1 será substituído pelo nome do ficheiro.

A opção QuebrarPalavraMaioresQue permite partir palavras maiores que o número de caracteres especificado, inserindo um espaço nessa posição. Para a desactivar introduzir zero.

O opção QuebrarOTextoDoCampoSeMaiorQue especifica o número máximo de caracteres que um campo exportado terá. Para a desactivar introduzir zero.

Como o PDFE suporta campos codificados em Unicode temos a opção UseUTF8Enconding, que se activada, codifica o texto dos campos segundo as normas de codificação UTF8 (uma variante do unicode). Deste modo podemos exportar campos contendo caracteres com mais de 7bits, e visualizar na mesma página campos com texto proveniente de linguagens com codepages diferentes. É assim possível visualizar na mesma página campos em Português, Russo, Japonês, Chinês, etc.