O Assistente de Importação

Activado a partir do menu Ficheiro>Importar permite a importação, a partir de ficheiros do tipo csv (valores separados por vírgulas), dos campos de informação para a base de dados do PDFE, podendo ao mesmo tempo que estes campos sejam editados no ficheiro pdf respectivo.

O ficheiro csv deverá ter a mesma formatação dos exportados pelo PDFE. A cada linha corresponde um documento

 O ficheiro csv deve, obrigatoriamente, referir, por cada linha, o nome do ficheiro e o caminho para o mesmo, sendo que estes dois itens podem vir agregados num só item a que chamamos de caminho completo.

O ficheiro a importar pode conter referências a mais do que um disco pelo que para uma melhor identificação dos documentos a importar também deveram estar presentes os itens Label do Disco e Número de Série do Disco. Se estes itens não estiverem presentes serão utilizados pelo PDFE os determinados a partir do suporte físico a que o caminho faz referência.

Só se podem importar os campos standard de documentos PDF. Qualquer outro campo presente será excluído.

Após a selecção do documentos csv a importar aparece a seguinte janela do assistente

Nesta primeira janela temos a possibilidade de definir se o ficheiro csv tem uma linha de cabeçalho, opção TemLinhaDeCabeçalho.

O PDFE tentará determinar automaticamente se esta linha existe mas esta detecção pode falhar em variadas situações pelo que pode precisar de intervenção do utilizador.

Clicando no botão >> temos acesso à janela que nos permite definir a correspondência de cada coluna com os campos do PDFE

Se o ficheiro tiver linha de cabeçalhos e os títulos desse cabeçalho forem iguais aos usados no PDFE, essa correspondência será feita automaticamente pelo assistente, não dispensando uma verificação por parte do utilizador. Para mudar a correspondência de qualquer coluna basta selecciona-la, clicando nela ou utilizando os botões de avanço >> e recuo  << do assistente, e , utilizando o itens presentes na lista ImportarAColunaSeleccionadaComo, atribuir um novo campo a essa coluna.

Finda esta operação passamos pelo sistema de verificação de possíveis erros que, caso existam, forçam o aparecimento da seguinte janela.

Na figura podemos observar quais os erros e avisos passíveis de acontecer e que passamos a descrever.

1º– Do tipo erro. Acontece caso não tenha sido definido para importação nenhum item. Este erro impossibilita a continuação do assistente.

2º - Do tipo erro. Acontece caso não tenha sido definido uma coluna como sendo o caminho completo ou uma como sendo o nome do ficheiro e outra como sendo a caminha para o mesmo. Este erro impossibilita a continuação do assistente.

3º - Do tipo aviso. Informa que o disco fonte poderá não ser correctamente identificado, pois não foram atribuídos a nenhuma coluna os itens: número de série do disco e label do disco. Permite a continuação do assistente.

4º - Do tipo aviso. Acontece quando não estão atribuídas colunas para todos os itens do PDFE. Informa que caso o documento a importar não se encontre já catalogado na base de dados do PDFE, estes itens serão preenchidos com valores padrão. Permite a continuação do assistente.

Se todos os passos anteriores estiverem correctos temos a possibilidade de aceder à última janela do assistente.

Nesta podemos definir se queremos que o PDFE além de actualizar/adicionar à base de dados edite os documentos respectivos com a informação que está a ser importada.

De seguida clicamos no botão OK e damos inicio à execução da importação propriamente dita, que em função da quantidade de documentos e operações requeridas poderá levar algum tempo a concluir. Finda a importação serão apresentados na GrelhaDeTrabalho os documentos importados com sucesso.