O que é o PDF Explorer?

Ao longo destes anos de utilização dos meios informáticos, na nossa actividade profissional e lúdica, acabámos por acumular nos nossos discos rígidos, CD’s e outros suportes informáticos, um número elevado de documentos em formato pdf (portable document format) também conhecidos como ficheiros acrobat devido à popularidade do visualizador destes documentos, de nome Acrobat Reader, desenvolvido pela Adobe.

Quando a nossa colecção atinge as centenas e mesmo milhares de documentos vimo-nos confrontados com um enorme problema quando o nome dos ficheiros não nos diz nada (o que acontece na maioria dos casos) e estes estão espalhados por várias pastas e suportes informáticos. Nesta situação torna-se difícil encontrar um determinado documento/assunto de que nos lembramos ter lido em tempos, sabemos que está na nossa colecção, mas como é natural não sabemos qual, de entre tantos, é o que procuramos.

O PDF Explorer foi criado para minorar esta dificuldade. Com ele facilmente se catalogam todos os nossos documentos, em formato pdf, numa base de dados. Quando mais tarde queremos encontrar um documento basta utilizar as diversas ferramentas de navegação e acesso a esta informação, com que o programa está apetrechado.

Durante a fase de catalogação o PDF Explorer adiciona à base de dados os seguintes campos:

Específicos do sistema de ficheiros

Referentes aos campos de catalogação standard dos documentos pdf

Da estrutura interna do documento

 

Na maioria dos casos alguns desses campos não se encontram preenchidos ou contêm dados que não se adequam ao que para nós deveriam conter. Isso não é problema para o PDF Explorer já que este possui ferramentas que facilitam a sua edição.

O programa permite também indexar na base de dados todas as palavras do conteúdo do documento. Este tipo de indexação permite-nos ter todas as facilidades de procura de uma vulgar máquina de busca da Web no nosso computador. Se a procura nos campos referidos anteriormente, que sendo mais específicos nos permitem obter resultados mais rapidamente, não der os resultados pretendidos temos quase a certeza de que a procura nas palavras do conteúdo dará os seus frutos.

E se o que pretendemos encontrar não é informação escrita mas sim uma imagem contida num documento? Para isso o PDF Explorer possui um extractor/visualizador de imagens que associado à fácil navegação por todos os documentos catalogados na base de dados nos permite de uma forma confortável encontrar e exportar a imagem pretendida.

Através da funcionalidade de trabalhar com ficheiros comprimidos, do tipo zip, rar e ace, é extremamente fácil aceder a conjuntos de documentos comprimidos nestes formatos já que o acesso aos mesmos é feito de um modo transparente no PDFE. O utilizador, na maioria dos casos, nem se apercebe de que está a consultar um documento comprimido.

Quantas vezes não temos de aplicar a mesma operação a um grupo de documentos? Para estes casos o PDFE tem ferramentas que actuam num conjunto de documentos à nossa escolha para, entre outros, renomear o documento, extrair todas as imagens, Editar um campo de informação e imprimir.

Agora que sabemos algumas das funcionalidades do programa falta saber como se faz para as utilizar. Esse é o tema do capítulo seguinte deste manual